VIRGINDADEVamos pensar um pouco sobre a virgindade. Embora este tema pareça ultrapassado, muitos jovens se sentem pressionados, uns porque são virgens, outros porque não são.Vocês perguntaram, discutimos juntos e aqui está nosso produto final. Incluímos os homens nesta discussão! Existe muita pressão dos amigos e até de familiares para que deixem de ser virgens, independente das incertezas que sentem.Começar a transar não é uma decisão fácil, deve-se pensar em um monte de coisas. É o começo de uma nova etapa de vida. Sexo é muito gostoso, faz parte da vida, traz novas descobertas sobre nós mesmos, sobre o outro, aumenta a intimidade e a cumplicidade entre o casal. Mas, é um momento que também traz outros questionamentos que precisam ser avaliados antes de tomarmos nossa decisão. Será que estou preparada/o? Será que dói? Como fazer pra não pegar AIDS? Para não "pintar" gravidez? Será que é esta a pessoa certa? O que meus amigos vão pensar? E se os meus pais descobrirem?

O que é ser virgem?

Esta pergunta parece fácil, mas é muito difícil de ser respondida, mexe com nossos valores, com nossa maneira de pensar e agir com os outros e com nós mesmos.Virgem é um termo freqüentemente usado para se referir a uma pessoa do sexo feminino que nunca teve uma relação sexual com penetração vaginal. E que, portanto, possui intacto seu hímen. Mas, e as garotas que já fizeram sexo oral, anal ou outro tipo de relação e que possuem intactos seus himens? O que você acha, são virgens?Vamos relembrar um pouquinho. A origem deste termo é religiosa e foi criado com o objetivo de inibir a atividade sexual da mulher, garantindo no casamento a legitimidade dos filhos. Pregou-se que a mulher que se mantivesse virgem até o casamento e depois se mantivesse fiel ao marido era digna e honrada. Essa norma social era importante pois garantia que somente os filhos legítimos do homem seriam herdeiros dos bens do casal. Naquela época os casamentos eram arranjados e muitas vezes o mais forte era o interesse econômico, não o amor. A virgindade também reforça o estado de desigualdade das mulheres em nossa cultura, onde se estabelece que o homem pode e deve ser experiente no sexo enquanto a mulher deve se manter "pura" e pouco experiente. Você acha que isto ainda acontece nos dias de hoje? Qual é a importância para você se uma pessoa é virgem ou não?

A virgindade é perdida na primeira relação?

Se estivermos falando do rompimento do hímen, às vezes sim, às vezes não. Existem vários tipos de hímen, um deles, chamado complacente, tem uma membrana mais resistente e flexível que não rompe na primeira relação.Deixar de ser virgem não tem a ver somente com romper o hímen, mas é encarar uma experiência nova, abrir novas possibilidades, viver novos prazeres e novos riscos também. O importante nesta hora é estar segura/o sobre a opção de iniciar uma vida sexualmente ativa.

Dói e sangra perder a virgindade?

Vai depender do tipo de hímen e das condições em que acontecer a relação. O hímen normalmente é uma membrana fina, perfurada, por onde passa a menstruação. É pouco vascularizado e biologicamente não tem função, a sociedade é que inventa mil coisas. Porém, se o rompimento se der exatamente no local onde passa um vaso sangüíneo, poderá sangrar um pouco.É importante que tanto o homem quanto a mulher saibam que a primeira relação não precisa doer ou sangrar. Durante o ato sexual, a vagina relaxa e aumenta para receber o pênis e quanto mais excitada a mulher estiver, mais lubrificada a vagina vai ficar. Muitas vezes, a tensão do momento e o lugar onde se está não ajudam a relaxar e o "clima" impede que a mulher se prepare para a penetração. Carinho, sentir que é a hora certa, estar com vontade e confiar no parceiro ajudam muito a não doer.Como foi a sua primeira vez? Ou como você gostaria que fosse? Essas perguntas também são para os homens!

(Esta gravura foi retirada do livro "Sexo Para Adolescentes" de Marta Suplicy; editora: FTD)

É possível engravidar na primeira relação?

Sim, se você estiver no período fértil é provável que engravide. Tanto faz se é a primeira ou a vigésima vez: esperma + óvulo = gravidez. E lembre-se do vírus da AIDS (HIV)! Qualquer pessoa pode ter o vírus, inclusive alguém que amamos. Portanto, não esqueça a camisinha, que evita gravidez indesejada, DST e HIV. Fique ligado!

As garotas ainda valorizam a virgindade?

Não somente elas, mas muitos garotos e pessoas adultas. Como vimos, a idéia da virgindade surgiu há muito tempo atrás e está associada a valores religiosos e questões econômicas. Nossa cultura já mudou muito de lá para cá, mas ainda carregamos muitas dúvidas, medos, inseguranças, contradições que são naturais, dos quais não precisamos ter vergonha. É comum encontrar garotos que querem transar, mas que desejam casar com uma menina virgem ou pouco experiente.O importante é que cada um saiba o porquê, como e com quem quer ter sua primeira relação sexual. Que os dois possam conversar respeitando os sentimentos e inseguranças do outro. Que este momento seja de cada um e a decisão não seja tomada sob pressão, por medo de perder ou não agradar o/a namorado/a.Virgindade nada diz sobre o caráter de uma pessoa, sobre sua honra ou dignidade.

Por que os homens não podem ser virgens?

Quem diz que não podem? A turma? Os familiares que cobram uma namorada?Assim como a sociedade exige a virgindade das garotas; dos meninos, ela exige exatamente o contrário. Isto é, têm que transar para provar que são homens, que são "machos". Essa pressão só atrapalha, pois é preciso respeitar o desejo e o momento de cada um. Muitos garotos que ainda são virgens dizem querer esperar a hora certa, querem transar com quem gostam e os atraem. Querem decidir sobre este momento sem pressão. E isso é o que importa! O que você acha?

Mulher virgem pode engravidar?

Pode!!! Você conhece a história de "ejacular nas coxas". Os espermatozóides possuem a capacidade de nadar em meio líquido se deslocando para o interior da vagina. Existem muitos casos de garotas virgens grávidas porque os rapazes ejacularam na "portinha", perto da entrada da vagina.

Existe alguma operação para voltar a ser virgem?

Se o problema da virgindade se resume ao hímen, existe uma cirurgia para restaurá-lo. Porém, o acesso a este serviço é quase impossível no setor público, e no setor privado os custos são muito altos. Mas, será que virgindade é só isto, um hímen? Sabemos que a virgindade não é só isto. Seu significado é muito mais amplo! A virgindade para cada um de nós tem um valor, quer dizer alguma coisa. Isto vai depender de tudo que aprendemos, das experiências que tivemos, dos nossos desejos e do que esperamos para nossas vidas. Muitas vezes sofremos influência daquilo que a sociedade acredita que é certo ser ou fazer. Então lhe perguntamos: Será que ter um hímen inteiro é tão importante? O que ele pode mudar na sua vida ou na vida da pessoa que você ama? Será que você não está se deixando levar por valores antigos onde, muitas vezes, o que importa são as aparências e não os sentimentos? Pense nisto!

virgindade - perguntas das MULHERES

Sou uma garota de 18 anos!!! Eu e uma amiga estávamos discutindo sobre a virgindade e gostaríamos de saber como alguém deixa de ser virgem?

Tecnicamente, nossa sociedade considera que uma mulher perde a virgindade quando ela perde o hímen. Da mesma forma, a sociedade espera que esta perda do hímen ocorra com a penetração vaginal. Essa visão é conservadora - uma vez que está sendo mantida por anos, por instituições religiosas e moralistas, e têm desprezado os atuais interesses das mulheres que buscam uma vida sexual mais independente e livre; é heterossexual, uma vez que considera apenas a penetração vaginal pelo pênis - portanto, no ato sexual entre um homem e uma mulher; é machista - pois atrela a iniciação sexual feminina ao homem e aos seu pênis.

No entanto, mulheres podem nascer sem hímen ou apresentar hímen complacente (aquele que não rompe no ato sexual). Neste caso, a perda da virgindade seria apenas pela penetração ... Mulheres podem transar com penetração e não ocorrer a perda do hímen ... Mulheres podem romper o hímen na masturbação, por exemplo.

As idéias sobre virgindade só serviram e serve para amedrontar, inibir e dificultar a sexualidade feminina. Só tem servido para que os rapazes/homens exerçam poder e pressão sobre as garotas/mulheres. Só tem servido para que as garotas se escravizem com essa ridícula idéia de que perdem em valor por não terem mais uma igualmente ridícula membrana ou por terem tido o direito de exercer sua sexualidade.

Penso que "ser" ou "deixar de ser virgem" não deveria ser o aspecto mais importante da sexualidade de homens e mulheres. Para mim o aspecto mais importante, que deveria ter o devido empenho de todos e a preocupação social, é o da satisfação afetiva e física que a sexualidade pode proporcionar. Ou seja, penso que o grande empenho social deveria ser com o ORGASMO e não com a perda da virgindade. E por que penso assim, especialmente em relação as mulheres? Porque pesquisas mostram que cerca de 30-40% das mulheres brasileiras nunca tiveram um orgasmo - quer seja ele clitoriano ou vaginal. São mulheres com vida sexual, no casamento ou não, e que não conseguem sentir prazer suficiente ao gozo.

Se a sociedade substituir sua histórica hipocrisia e dominação feminina pela real e honesta preocupação com sua satisfação, realização e felicidade sexual e afetiva, precisamos superar as dispensáveis preocupações com a virgindade feminina. Pense nisso!

COMO UM HOMEM PODE SABER SE A MULHER É VIRGEM?

Tenho 22 anos ... Como os homens sabem que uma mulher ainda é virgem?

Não há como um homem saber se uma mulher é virgem ou não. A não ser que ela lhe diga.

Os rapazes pensam que toda mulher deve sangrar. Isso não é verdade!!! O sangramento não é indício de virgindade, ate porque, quem tiver o hímen complacente só deverá perdê-lo num parto normal. Além do mais, toda mulher que for transar sem vontade e sem lubrificação, pode correr o risco de se machucar e de lesionar a vagina. Portanto, até mesmo aquela mulher que já transa a anos, pode sangrar numa prática sexual contra vontade.

Outra idéia comum entre os homens é achar que a vagina deverá estar apertadinha numa garota virgem. Lembre que toda mulher que tiver medo ou estiver sem tesão deverá contrair a musculatura pélvica. Com isso, o canal vaginal fica apertado e de difícil penetração do pênis. Como, geralmente as garotas virgens estão tensas, com medo de engravidar e com receio da dor, a contração vaginal é ainda maior. No entanto, garotas virgens podem estar tranqüilas na primeira vez permitindo com que a primeira vez seja prazerosa e boa.

DOR na PERDA da VIRGINDADE

Tenho 21 anos sou mulher ... perdi minha virgindade só que não consegui ir até o fim, pois doeu muito. Isso é normal?

É muito comum, na primeira vez, sentir dor ou não sentir prazer, especialmente na penetração. Eu diria que, para mulher, é até "normal" e esperado. Para muitas garotas a primeira relação sexual, considerando que haverá a penetração da vagina pelo pênis, é sempre rodeada de dúvidas, curiosidades e medos. No entanto, aprender a transar é um processo que requer conhecimento adquirido através da prática. É preciso estar segura ... Por exemplo: o medo da GRAVIDEZ ... ele pode ser superado se os parceiros se acostumarem a usar a camisinha, já que, apenas tomando a pílula a mulher evita a gravidez mas não evita a contaminação por DSTs (doenças). Essa dor pode estar relacionada:

1. com a sua inexperiência sexual, que se traduz na sua preocupação e receio, o que pode levar a contração vaginal e uterina, causando a dor interna;

2. pode estar relacionada com a falta de lubrificação, o que possibilita o desconforto com a penetração. Por isso, você deve sempre usar gel lubrificante (K-Y) ou creme a base de água (desde que vc perceba que não seja alérgica);

3. pode estar relacionada com o tamanho do pênis de seu namorado, especialmente se for muito grosso. Neste caso, a penetração deve ser lenta.

4. pode estar relacionada com a posição sexual. Geralmente, sentar lentamente sobre o pênis, com o homem deitado com barriga para cima, pode doer menos, até porque, a mulher que controla o movimento e a penetração gradual.

Vc deve exercitar sua sexualidade e gradativamente descobrir como evitar a dor e como curtir o sexo. Pode ser apenas uma questão de tempo. Não esqueça de praticar o sexo seguro!!! Use camisinha sempre.

Eu perdi a minha virgindade ontem. É normal o sangramento continuar até hoje?

Quando ocorre a penetração do pênis na vagina, pela primeira vez, deverá ocorrer o rompimento do tecido (o hímen) - nas garotas que o possuem, pois há mulheres que podem nascer sem hímen e, há mulheres em que o hímen não se rompe.

Esse rompimento pode ser em várias partes do tecido que se liga ao canal vaginal. Alguns fatores podem determinar se a penetração causará, ou não, maior ou menor corte:

· caso a penetração ocorra com força ou violência;

· caso o pênis seja relativamente grosso, capaz de "machucar" a garota;

· caso a garota não tenha boa lubrificação dificultando a penetração e os movimentos do pênis;

· caso a garota não esteja suficientemente excitada e tranqüila para a transa, provocando a contração muscular da vagina e do útero, dificultando a penetração e causando dores;

· caso o corte do tecido atinja um dos vasos sanguíneos que irrigam o hímen.

Portanto, além da intensidade do corte, também é preciso considerar que cada garota tem um tempo próprio de regeneração e cicatrização dos tecidos. Se o sangramento persistir você deve procurar um(a) médica(o) ginecologista.

Gostaria de saber se é possível uma mulher perder a virgindade se masturbando? Sem que se introduza nada...

Você, certamente, quando fala da "perda da virgindade", está se referindo ao rompimento do hímen, não é?? Homens e mulheres se masturbam e, no caso das mulheres, elas podem utilizar objetos para estimular a vagina. Portanto, se o dedo ou um pênis artificial for introduzido no canal vaginal ele poderá romper o hímen. E, dessa forma, a virgindade será "tirada".

No entanto, há mulheres que o hímen não rompe, nem na masturbação, nem na penetração do pênis na vagina. Isso porque nem todo hímen se rompe ... nem todo hímen que se rompe sangra ... nem todas as mulheres nascem com hímen.

Uma garota pode ter sua primeira relação sexual, com penetração, sem que haja sangramento ou perda de hímen. E com isso, nessa situação, ela poderá pensar que perdeu a virgindade se masturbando.

VIRGINDADE e ABSORVENTES INTERNOS

Tenho 22 anos. Gostaria de saber se é possível perder a virgindade através de absorvente interno e outros objetos, como por ex., em caso de masturbação, através de um dedo.

Se estivermos considerando que a perda da virgindade ocorre com o rompimento do hímen, é possível, sim.

No entanto, cada mulher pode ter um tipo diferente de hímen. Se o hímen apresentar apenas um orifício interno, o absorvente pode ser colocado sem danificá-lo. Há garotas em que o hímen não se rompe, mesmo numa relação sexual com penetração do pênis e, neste caso, o absorvente interno não causará nenhum rompimento.

Somente um/a medica/o ginecologista poderia avaliar o tipo de hímen que você tem e lhe dizer algo.

Da mesma forma, objetos e o dedo podem romper o hímen.

SONHO CASAR VIRGEM ...

Tenho um sonho de casar virgem mais quando meu namorado começa a me beijar e acariciar parece que fico nas nuvens. O que faço? Tenho medo da gravidez mais não resisto de tesão!

Pense comigo: um grande número de casamentos realizados no Brasil, nos últimos 10 anos, especialmente com noivos jovens e muitas vezes virgens, entre os 15 e os 25 anos, tem terminado antes dos 2 anos. São vários os motivos; um deles é a incompatibilidade sexual. Ou seja,o desconhecimento do sexo prático, da intimidade.

A virgindade, sem dúvida, pode ser um sonho de qualquer garota, ou então, uma questão de princípio religioso ou familiar, que devem ser respeitados. No entanto, para a grande maioria das mulheres, é um grande equívoco e uma demonstração de desigualdade sexual (afinal o homem transa), inquestionavelmente, desvantajosa para nossa sexualidade e para nossa felicidade. Pense nisso!!!

Autoria da Profa. Jimena Furlani.